Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta mesquita se manifestou originalmente com o propósito de caridade: fornecer abrigo e educação para crianças muçulmanas desprivilegiadas da comunidade local. O empreendimento foi iniciado inteiramente pelo estúdio de design DS2 em Bengaluru, em resposta a uma necessidade crescente de um sistema educacional não confirmativo que permitiria às crianças cuidar de si mesmas no mundo contemporâneo.
Este foi o fulcro da intenção do projeto, proporcionando ao estúdio a oportunidade de ser flexível em sua abordagem de design, uma vez que permaneceu um esforço de iniciação e envolvimento pessoal. Foi concebido um novo currículo de aprendizagem, de caráter progressivo: mesclando aspectos tanto do Gurukul tradicional, quanto dos sistemas de ensino árabe. Os alunos residem na Madrassa durante o curso e aprendem habilidades para a vida, estudos sociais e o estudo do Islã, junto com suas aplicações na vida cotidiana.
Projetado para ser concluído ao longo de um período de 36 meses, o curso acomoda um total de noventa alunos - trinta bolsistas residentes e sessenta diaristas. Este conceito foi bem recebido, obtendo financiamento e apoio de inúmeras fontes, permitindo assim uma colaboração unificada e consciente. Os paradigmas de nossa sociedade contemporânea são governados por afiliações individuais a identidades religiosas e econômicas únicas, portanto, a determinação dos arquitetos e clientes de cancelar a assinatura desses ideais merece elogios.
No entanto, a reimaginação do sistema acadêmico não poderia simplesmente ser justaposta às tradições religiosas existentes de expressão arquitetônica e, desta forma, a forma arquitetônica da mesquita foi reinterpretada para se adequar ao novo programa de educação e estilo de vida, bem como às aspirações do pessoas que seriam os usuários do espaço. O desvio da forma arquitetônica tradicional de uma mesquita é feito com sensibilidade, explorando como a arquitetura pode reimaginar limites estabelecidos, enquanto encontra uma voz contemporânea que atende às aspirações dos usuários das comunidades locais. A abordagem programática resultou em uma forma despretensiosa com elementos modestos, ancorando a Madrassa à honestidade das ideias a partir das quais foi concebida, sem estetizá-la com elementos altamente decorativos ou embelezados. Embora a Madrassa também acomode a santidade das salas de oração sagradas, os demais espaços são organizados criteriosamente em torno delas, levando em consideração os elementos fundamentais que os espaços de culto islâmicos devem incluir - como o Mihrab, denotando a parede da Qibla, orientada na direção de Meca e um minarete a partir do qual os sermões podem ser conduzidos pelo Imam.
A estrutura consiste em três baias distintas, projetadas de forma que cada uma corresponda a uma função principal - as áreas residenciais e administrativas no sul, os salões de oração no centro e as salas de aula no norte. Cada baía é coroada por uma grande abóbada semicircular, dividindo externamente a forma em suas três unidades funcionais. Um grande pátio ladeia as baías do lado oriental, permitindo o fluxo necessário de luz natural e ventilação através da estrutura. Construído como um trabalho de amor, cada aspecto do projeto é organizado para servir às crianças que o usam.
A falta de paredes interiores que dividem os espaços no interior do instituto, permite a liberdade de conectividade visual sem qualquer impedimento, bem como a livre circulação. Cada sala oferece um convite caloroso, com espaços respiráveis que aumentam psicologicamente a segurança de seus usuários. Este ato de resistir à construção de paredes internas, guarda em si uma metáfora de inclusão e aceitação, ideais fundamentais nos quais o projeto se baseou.